Análise Comparativa Socioambiental dos Portos de Tipologia Midas : Estudo de Caso dos Complexos Portuários de SUAPE/PE e do AÇU/RJ

por Mirian Teixeira publicado 17/05/2016 16h54, última modificação 05/03/2020 14h52

Prof. D. Sc. Luiz de Pinedo Quinto Junior
Coorientador: Prof. D. Sc.. Vicente de Paulo Santos de Oliveira

A globalização impõe novas demandas sobre os portos, o que resulta em mudanças no sistema portuário mundial e nas cidades portuárias. Os portos passam ser planejados como um instrumento a serviço de um projeto de desenvolvimento no Brasil, sendo estratégicos para o Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (PAC 1 e PAC2), uma vez que por eles passam cerca de 95% das exportações. Com investimentos governamentais, foi implantado em Pernambucoo Complexo Industrial Portuário do Suape (CIPS) e no Norte Fluminense do Rio de Janeiro, está em implantação o Complexo Logístico Industrial Portuário do Açú (CLIPA). Estes portos se enquadram em uma nova tipologia de porto denominado MIDAs (Maritime Industrial Development Areas), também chamado de ZIP (Zona Industrial Portuária), que unem mercados, suprimem fronteiras e assim atendem à globalização. A eficiência e rapidez nos fluxos de mercadorias demandam desses portos grandes espaços para ampliação de suas retroáreas, uma vezque associa alogística da tríade indústria/petróleo/indústria naval. Dessa forma, produz e (re)produz o espaço pelas relações sociais capitalistas, gerando conflitos socioambientais entre os interesses públicos e privados pelos recursos naturais em seus sítios portuários. Esta pesquisa tem por objetivo estabelecer uma análise comparativa entre os possíveis ou já existentes impactos socioambientais causados com a construção do Porto do Açu (CLIPA) e as transformações ocorridas na área de influência do Porto de Suape/PE. Desenvolvida no Núcleo de Estudos em Estratégias e Desenvolvimento do IFF (NEED), a pesquisa utilizou a metodologia comparativa para explicar as diferenças e semelhanças dos impactos socioambientais das áreas de estudo, apoiando-se na fundamentação teórica de Henri Lefebvre, Jean Lojkine e da sociologia urbana francesa, que conceitua o espaço nas dimensões da produção e da (re)produção, garantindo a (re) reprodução das relações de poder, das contradições e conflitos no território. Analisou-se os conflitos socioambientais decorrentes a alteração do uso e ocupação do solo, abordando os aspectos sociais, ambientais e econômicos como: questões fundiárias, poluição ambiental, crescimento econômico e etc..

Palavras chaves: Complexos Portuários - MIDAs – Conflitos socioambientais

Globalization imposes new demands on the ports, resulting in changes in the world and port system in port cities. The ports pass be planned as an instrument in the service of a development project in Brazil, being strategic for the Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal ( PAC 1 e PAC 2), once for about 95% of spend on exports. With government investment, was implemented in Pernambuco the Complexo Industrial Portuário do Suape (CIPS) and in Norte Fluminense the Rio de Janeiro, are in deployment the Complexo Logístico Industrial Portuário do Açú (CLIPA). These ports fall under a new typology of port named MIDAs (Maritime Industrial Development Areas), also called ZIP (Port Industrial zone), connecting markets, delete borders and thus meet the globalization. The efficiency and speed in flows of goods require these ports large spaces for expansion of their retroáreas, once associates the logistics of the triadindustry/oil/naval industry. In this way, produces and (re) produces the capitalist social relations area, generating environmental conflicts between public and private interests for natural resources in its port sites. The objective of this research was to establish a comparative analysis between potential and existing environmental impact caused by building the Porto do Açu (CLIPA) and the transformations that have occurred in the area of influence of the port of Suape/PE. Developed in the Núcleo de Estudos em Estratégias e Desenvolvimento do IFF (NEED), the survey used the comparative methodology to explain the differences and similarities of the environmental impacts of the areas of study, the theoretical foundation of Henri Lefebvre, Jean Lojkine and French urban sociology, that conceptualizes the space in the dimensions of production and (re) production, ensuring the (re) reproduction of power relations, contradictions and conflicts in the territory.We analyzed the socio-environmental conflicts arising from the change of soil use and occupation, addressing the social, environmental and economic aspects such as: land issues, environmental pollution, economic growth, etc..

Key words: Harbours – MIDAs - Environmental Conflicts

PDF document DISSERTAÇÃO MIRIAN CELESTE SALIH TEIXEIRA.pdf — Documento PDF, 2.86 MB
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